domingo, 13 de março de 2016

GUERRA ENTRE A RENAMO DA CIDADE E DO MATO?



É visível que a Renamo está dividida em duas partes: a Renamo da Cidade e a Renamo do mato.

Estas duas forças sempre jogaram contra si e algumas vezes uma a ganhar e outras a que ganhou passar a perder.

Dhlakama é conotado como sendo aquele que dá mais atenção a Renamo da cidade em prejuízo da do mato que na lógica dos radicais da Renamo a do mato é a que sustenta a segunda.

O que está a acontecer agora é que Dhlakama está sendo manipulado pelos seus guerrilheiros para ficar no mato, porque para eles este Dhlakama é o que mais lhes rende.

De facto amontoam vozes que defendem que Dhlakama tem preferência pela Renamo da cidade, esquecendo os que estiveram com ele no mato. Esta estratégia foi desenhada por Bissopo, um renamista frio e calculista, e que foi um dos comandantes da Renamo.

Também o facto de Dhlakama ter distribuído os cargos de relevo na Renamo nas mãos dos da cidades, onde nenhum dos que estiveram com Dhlakama no mato tem algum cargo de destque, fez a Renamo do mato ficar furiosa, e manipular Dhlakama a ir viver no mato.

Assim, sem Dhlakama por perto, a luta pela liderança da Renamo fica mais quente. Do que se soube, a Ivone Soares, para além de ter o aval do Dhlakama, é aquela que tem apoio considerável no seio dos da cidade, e dos novos “intelectuais” que viram na Renamo a melhor forma de crescer monetariamente, enquanto os antigos membros e os guerrilheiros preferem o Bissopo.

A estratégia é de fortificar o Bissopo no seio dos deputados, e depois deste se sentir com capacidade para tomar o poder, eliminar Dhlakama e Ivone Soares. Mas esta estratégia foi descoberta, e Bissopo quase era morto na Beira pelos seus próprios colegas, com os dedos internos a apontar para Ivone Soares.

Por isso que quando regressou, Bissopo ficou calado, mas de fontes internas da Renamo do mato, soubemos que Bissopo não vai se vingar, porque aquele ataque que sofreu fortificou a sua posição no seio de alguns membros da Renamo da Cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário